2023. július 12., szerda

Meu encontro com Adolf Leipzig (Reminiscências)


Moro no estado do Mato Grosso, perto da fronteira com a Bolívia, em 1982 nos encontramos várias vezes na loja de ração Morais. Ele sempre vinha à loja à noite, pouco antes de fechar, comprava ração para pássaros com um saquinho. Nós éramos pobres, morávamos na rua José Abado nessa época. Sua morte foi um grande evento, velhos oficiais alemães de todo o mundo compareceram ao seu funeral. Não pudemos participar da cerimônia, a pedido da família, a cerimônia foi encerrada. Ele tinha um mapa velho e gasto, disse a todos que o mapa vinha do Vaticano e mostrava a localização de um tesouro. Ele conseguiu o mapa do cardeal do Vaticano que organizou sua fuga. Dizia-se que os jesuítas procuravam um tesouro escondido nas grutas perto de Nossa Senhora do Livramento. Eles também disseram que está sob a proteção do Vaticano.

No início dos anos 1980, uma freira polonesa a reconheceu, mas nunca mais a vimos. Muitas pessoas o consideravam um velho tolo mal-humorado, caprichoso e senil por causa de sua obsessão. Originalmente, um submarino o trouxe para a Argentina, de onde seguiu para o Paraguai, e ele gostou da nossa pacata vila aqui. Seus avós emigraram da Europa, então ele já nasceu aqui, por isso é considerado alemão. Meus pais apenas se referiam a ele como "o velho alemão". Ele tentou espalhar essa lenda sobre si mesmo em todos os lugares. ele ficou feliz em visitar pequenas lojas onde o proprietário era um falante nativo de alemão. Havia uma floresta na periferia da aldeia, eles foram lá colher cogumelos com uma mulher e dois homens. Ele estava sempre acompanhado de dois homens, nunca o vi sozinho na rua, eu e minha irmã íamos muito lá, nos encontrávamos com frequência, mas nunca podíamos conversar com ele, ele sempre estava calmo e seus companheiros definitivamente mandavam nos afastar se chegarmos muito perto dele.

Ele se sentiu superior e mostrou isso. ele falava tão baixinho o tempo todo que nem o ouvíamos, apenas sussurrava o que queria no ouvido da mulher e ela falava bem alto. A Academia Brasileira de Ciências achou importante refutar rapidamente que o homem não era Adolf Hitler, apenas um velho nativo da Alemanha. Disseram-me que as duas escoltas marcona eram enfermeiras, mas para mim pareciam mais guarda-costas. seus olhares diziam que eles iriam até o fim para proteger esse velho tolo senil. Ele operava uma rede de fofocas na vila, uma vez que um conhecido no pub local comentou, brincando, que se essas são suas enfermeiras, não vejo muito futuro para ele. Na noite seguinte, voltando do bar para casa, ele foi atropelado por um carro e morreu.

----------

Nincsenek megjegyzések:

Megjegyzés küldése